Esta incursão pela Peneda vinha sendo falada á muito tempo, combinou-se a data, pediu-se ao único Kezia possuidor de GPS, para arranjar um percurso, e com uns trak’s da autoria do "Major" Rui Appelberg, fez-se as necessárias adaptações para fazermos uma passagem pelo santuário da Sr.ª da Peneda.
Pela madrugada do dia 9 de Maio, partimos rumo a Cabreiro, era dia de festa, tocavam os sinos na torre da igreja, a aldeia estava engalanada, flores espalhadas pelo chão nas ruas onde, daqui pouco, hão-de passar os KEZIA...
Logo nas primeiras pedaladas, passamos um grupo de betetistas a fazer os preparativos, eram eles o Pedro Indy, o"Major" Rui Appelberg e mais dois "incautos" ou nem por isso, era curioso eles estarem ali, pois nós costuma-mos pesquisar percursos por eles “criados”, cumprimentamos os tipos, e lá os deixa-mos porque tinha-mos muito pedal pela frente…
Os 17 km.iniciais levaram-nos dos 200 metros de altitude aos 1300, foram de extrema dureza, devido ao piso, sempre com muitas pedras, ou não fosse este local...
...Que têm modos de vida muito próprios que marcam a paisagem serrana. Um dos mais particulares tem a ver com o facto de, em certos locais, existir uma ‘duplicação’ da aldeia, a chamada Branda.
È evidente que muitas delas encontram-se abandonadas...
Fica aqui o respectivo gráfico de altimetria, que dá uns belos 3000 de acumulado para apenas 70 km.

Eu cheguei ao fim todo partido, as pedras dificultaram tanto nas as subidas, como nas descidas, terreno plano quase não existiu (no nosso percurso evidentemente).
No final já eram quase 21:00 e fomos nós pastar, em Arcos de Valdevez, num sitio conhecido do Daniel. Todos deram o tempo por bem empregue…
Mais um vídeo:
Sem comentários:
Enviar um comentário