segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bola de Berlim



Num dos feriados em vias de extinção aproveitei para fazer uma caminhada na zona Santa Luzia (Viana do Castelo). Recordo-me que na altura telefonei ao Daniel a dizer-lhe que estava a percorrer uns caminhos excelentes para BTT. Ele na altura recomendou-me passar pelo Natário e provar as Bolas…Como desconhecia tal existência (Bolas na zona de Viana), continuei a caminhada sempre pensando em voltar a estas paragens de bicicleta.
Passadas algumas semanas, a teimosia do Daniel mantinha-se. “O melhor de Viana são as bolas do Natário”, ao que eu respondia:- “O melhor de Viana são os trilhos de Stª Luzia…”
Por isso para acabar com a teimosia resolve-mos no dia 17 de Novembro experimentar as duas coisas. “Pegamos” no track do NGPS, juntamos mais 5 Kezia’s ®   e fomos de carro até a beira-mar (apenas para dar mais acomulado)

Apos a subida ao imponente templo, rapidamente penetra-mos pelos trilhos na floresta em direção S. Mamede em vários locais estavam assinalados como sendo parte da “rota do mel”. Logo por ai o pessoal já estava rendido a qualidade dos trilhos naquela zona, sabemos que estão assinalados, para assim se evitar a destruição flora existente/sobrevivente na zona. Já a fauna é maioritariamente composta por Garranos que curiosamente também percorrem o mesmo trilho dos betetistas…

 Por esta altura havia quem pensasse (menos o Daniel) que era daqui que vinham as famosas bolas…

 


As paisagens eram sempre belas, pois estava-mos na montanha com vista para o mar…E com a chuva as praias estavam desertas,o que para mim torna as praias mais pitorescas…
 A meio do trajeto estava-mos a cruzar o Rio Ancora, mais um dos mais divertidos momentos onde ninguém teve receio de molhar os pés, pois as paisagens por aqui, no Outono são verdadeiros postais vivos...


 A partir deste local, fiquei a “navegar” a vista, pois teria cortado parte do track original e colado uma parte da autoria do Figueiras, assim só me restou perseguir o ultimo do grupo da frente até que a dada altura deixei de ter contacto visual com ele e esperei pelos “velhotinhos”, como estes não apareciam resolvi descer por onde tinha subido…Erro grave, eles afinal tinham parado uns minutinhos o que fez com que tivesse que subir novamente pelo mesmo sitio que tinha anteriormente subido…Estava-mos do lado oriental da Serra, as vistas eram agora o Rio Lima, faziam-se apostas em identificar o Corno de Bico lá ao longe, até que após a passagem pelo museu do pão fomos surpreendidos por mais um local propicio para o Btt com bastantes setas encarnadas, uma vez mais pensado para preservar a natureza…

Quando chegamos aos carros cada um fez como quis, havia água doce ou salgada, como sabiam que a seguir iriamos provar a famosa iguaria e seria numa pastelaria, alguns preferiram a água salgada…





…Uma hora á espera, a mim, tira-me o apetite…versão do Daniel
 Quando voltar a Viana quero mais terra !!!







Sem comentários: