terça-feira, 29 de novembro de 2011

Singlespeed (5º PSING)




 


Esta não foi a minha primeira experiência em Singlespeed !!!
...Com efeito, apesar da minha primeira bicicleta já ter dois pratos pedaleiros e cinco carretos atrás. Era roda 24, quadro em aço excelentemente pintado em verde metalizado, guiador de "corrida", tinha aros em alumínio e com ela aprendi a andar de bicicleta. tinha já uns dez anos e viviam-se os anos 80, a TV era a preto e branco e brincava-se na rua, nos campos ou nos montes, algumas crianças estudavam pela tele-escola, brinquedos era apenas pelo Natal, alguns sortudos tinham também um brinquedo em Agosto, não porque o pai recebia o Subsidio de Férias (coisa que vai também ficar no nosso imaginário) mas porque tinham algum familiar que era emigrante, e, lá do "strangeiro" traziam qualquer brinquedo a pilhas que por cá não havia daquilo...
...Entretanto por cá foi-se vivendo cada vez melhor, na TV, já a cores, dava o TOPO GIGIO...Vivia-mos a era das BMX (no strangeiro) certo dia, comprei a minha primeira Singlespeed era roda 20, Azul celeste metalizado com pneus amarelos, e umas esponjas também amarelas, Confersil, era a marca do fabricante naturalmente Nacional...Haviam as TIP TOP, creio que eram Orbita e eram também roda 20, e haviam ainda  umas roda 20 com amortecedor central...Na TV dava o Carlos Cruz e a Bota Butilde...

Os anos foram descontando e, à poucas semanas recebi um convite para participar num passeio Singlespeed...Pesquisei na NET (antigamente era a TV) e resolvi meter mãos à obra...Procurei no meu baú, que está etiquetado de "LIXO PARA GUARDAR" e lá tinha uma corrente XT usada mas boa, um prato pedaleiro igualmente usado mas bom, só me faltava um tensor e o respectivo carreto 18 single...Após a compra do tensor, procedi à desmontagem de tudo o que não faz falta numa multispeed (a bicicleta perdeu mais de 1 Kg) e fiz um curto teste. Verifiquei que seria bastante difícil para mim, sobretudo nesta época em que não tenho dedicado o tempo necessário à pratica do BTT...

Aproxima-se o dia e pedi o Track á desORGANIZAÇÃO que esteve a cargo do CEVA, com receio de não poder acompanhar o penúltimo, sobretudo devido à falta de tempo para treinos.
No dia e hora marcado lá estava eu, mas tive aquela sensação que estaria no local errado...Sá via bicicletas multispeed à minha volta...Pensei logo que o tempo perdido na transformação da minha bicicleta tinha sido em vão. Deveria ter treinado em vez de andar a mexer na bicicleta...Na página do Facebook estavam anunciados 30 elementos (eu a pensar em 30 singlespeed's)...Mas rapidamente fui avistando algumas Singlespeed, quase todas já as tinha visto no fúrum da especialidade, inclusive os detalhes das respectivas transformações. Dizem que eram 20 à partida mas à chegada eram 21???!!!

...O passeio prometia...No briefing o INDY informou que haveria alteração na parte inicial. Em vez de fazer-mos o aquecimento em estrada plana (tal como estava no track) iria-mos directamente para o monte e logo a subir...Pelo kintal...Começa-mos a pedalar e o que me enervou solenemente, foi o som das bicicletas do pessoal das muiltispeed's a fazer reduções...Aquelas correntes a baixar do prato do meio para o pequeno TAC! TAC! TAC! TAC!...E logo a seguir subirem dos carretos traseiros do meio para os maiores do lado de dentro TAC-TRAC TAC-TRAC TAC-TRAC...Enfim...Se ao menos metessem as velocidades como deve ser...Depois o andamento dos tipos...Muito lentos a subir, um gajo tinha que os passar pelo mato para não ir contra eles...

...Fora isso o percurso foi mesmo muito bem delineado. Apesar de passar por muitos locais conhecidos, para mim, foram muitos os quilómetros totalmente novos. Gostei de falar com gajos mesmo siglespeedodependentes que é o caso do Max do Forum SingleSpeed Portugal, os BTT PINOCO que apesar de serem vizinhos nunca pedalei com eles ate agora, e sobretudo passei um dos melhores dias de BTT até à data, sofri durante a subida de Riba d'Ave para Lordelo (mas quem não sofreu ali?)

Mantive sempre um ritmo calmo para ter a certeza de chegar ao fim, sem arriscar nem nas subidas nem nas descidas em que estava sozinho e assim terminei mais um passeio sem incidentes e ainda tive tempo de ajudar a transformar uma multispeed em singlespeed já próximo de Monte Córdoba...
   Para mim foi muito bom, apesar do cansaço por falta de treino, mas algum pessoal leva a coisa um pouco ao extremo e anda em singlespeed com forquetas rígidas, creio que é um martírio para os pulsos...
 

Para já a bicicleta vai continuar SINGLESPEED, gostei, mas talvez uma relação 32-19 seja mais adequada para montanha...




...


2 comentários:

DanielKezia disse...

Com essa palha toda na conversa apenas fiquei a saber que és dos poucos seres vivos que tem uma recordação do Carlos Cruz a apresentar alguma coisa que não seja crianças a adultos!!

Tens de continuar com essa relação de mudanças, e no proximo dia 10 fazeres-te ao mato com os Kézia!

Pedro disse...

Vê lá se ele mantém mesmo essa relação e quem ainda fica mal visto és tu...