terça-feira, 17 de maio de 2011

Amarela

...Amarela, era para mim o nome de uma serra, que apesar de eu saber da sua existência, desconhecia a sua localização...
   Por isso, quando os KEZIA® me convidaram para um "passeio" que passaria pela Amarela, logo tratei de arranjar tempo para a conhecer...
  O dia seleccionado foi o 14 de Maio e logo pelas 7:00 estavam onze KEZIA's ® preparados para esta aventura. Esperavam-nos um percurso com aproximadamente 80 quilómetros e com um acumulado de subidas de 3650 metros, os primeiros 24 quilómetros levava-nos dos 52 metros, situados na margem do Rio Lima em Entre Ambos os Rios, até aos 1363 no topo da Serra Amarela...
A subida revelou-se mais fácil que o esperado, apesar de ter havido uma diferença de 25 minutos entre o primeiro Kezia® e o ultimo Kezia® a atingir o topo...
...Partimos desde o Parque de Campismo em direcção á pitoresca/preservada aldeia de Froufe. daí seguiu-se a ascenção pela espectacular estrada de acesso á ainda mais pitoresca/preservada aldeia da Ermida, até que nos aproximamos da Branda da Ermida, de seu nome Branda de Bilhares, Ao chegar aí, depara-mo-nos com o habitual aspecto das Brandas, ou seja o seu quase completo abandono...

...De referir que esta parte do percurso foi iniciativa do Daniel, que terá passado por estas paragens e não resistiu em nos convidar a dar um passeio por estes magníficos locais. Do mesmo modo, Eu, no dia seguinte voltei aos locais, que para mim eram novidade apenas para os mostrar, no caso á minha mulher e á nossa filha...

...A partir daqui (Branda de Bilhares) o "passeio" aumentava de dificuldade, o caminho está em mau estado, e, no meu caso, o frio e a consequente falta de roupa adequada a estas altitudes (existe sempre vento) fez com que a subida fosse bastante penosa...Havia pouca vegetação, talvez devido a incêndios ocorridos em anos anteriores, mas mesmo assim ainda se via algum gado que se ia alimentando do pouco que escapou. Cruzamos-nos  ainda por alguns praticantes de pedestrianismo, pelas poucas palavras e com um sotaque nórdico, deixou-nos admirados como locais remotos como este são conhecidos por este mundo fora...Mais á frente, duas senhoras devidamente agasalhadas (lenço na cabeça, chapéu, grossas camisolas, calças, saia e as indispensáveis botas) provavelmente habitantes da zona, perguntaram-nos se tínhamos avistado um jovem bezerro (se é bezerro, é porque é jovem) que se teria afastado da sua mãe...Lamentavelmente não o tinha-mos avistado...
   Após atingido o cume, havia quem já estivesse por lá á algum tempo e certamente tinham alguma pressa em iniciar a descida. Não sei quem foi o primeiro, mas cá em cima ainda ficaram os "velhotinhos" por largos minutos.
 Contemplando este ponto que faz a divisão administrativa entre os conselhos de Braga e  Viana do Castelo. Voltados a Sul avistamos o Gerês, a Norte a Peneda, Oeste o Vale do Lima e para Este Espanha...

...Parte da descida (6 quilometros) é o mesmo caminho por onde fizemos a subida. O frio teimava em não me largar. Ao chegar junto de um grande numero de carros, alguém disse:  "Os bossos amigos tom na cabana"...
...E que amigos. Já lá estariam á meia hora, ostentavam malgas de vinho tinto, pão e carne assada...Timidamente aproximamos-nos e rapidamente pareciam que nos conheciam desde sempre. Era um grupo de Caçadores locais que se tinham juntado precisamente naquele dia para fazerem umas "obras" de restauro na cabana.para ali tinham levado vinho, carne etc. Peguei numa costeleta das brazas e fiquei a pensar se seria do tal bezerro que as senhoras andavam á procura. Mas garantiram-me que era Anho e teria sido criado em cativeiro. Mas estava divinal...

Entretanto ficamos a saber que a cabana estava sempre aberta, poderia-mos fazer uso dela em qualquer ocasião desde que a deixasse-mos como estava (servia também como pinódromo para os locais)...De facto no dia seguinte estava tudo limpo e pude verificar as condições (água, loiça, lenha, etc.)...
   Por esta altitude já havia um pouco mais de vegetação e a temperatura era mais agradável (ou seria do vinho?), o estradão levaria-nos muito próximo de Lindoso, as vistas eram mais espectaculares, sobretudo (para mim) os pitorescos Espigueiros, o Castelo e a barragem , tudo isto foi reconstruido entre 1992 e 1993,como atestam as inúmeras placas afixadas por tudo o que é turístico em Lindoso...

.Chegados a Lindoso aproveitamos para tomar um café e "meio", antes de dar-mos inicio á subida em direcção a Tibo, pouco depois da travessia da barragem tive um furo, o que me deixou de mau humor, pois detesto parar e fazer parar nestas ocasiões, sabia que a subida seria um pouco longa...
  No fim da subida (talvez quatro longos quilómetros) lá estavam os restantes companheiros (KEZIA®) em amena cavaqueira com um grupo de turistas oriundos de Guimarães, rapidamente, veio-me parar as mãos um caneca de Branco Verde fresquinho (por esta altura não tinha frio). Dai seria mais uma longa mas bela descida até á aldeia ,de seu nome Adrão. Ruas em granito extremamente estreitas, de tal forma que uma vaca teimosa, não dava a volta em plena rua o seu velho dono teve que contornar em passo de corrida o quarteirão apenas para a meter no curral !... São momentos destes, que fazem que o sofrimento em cima das bicicletas nos dê um grande prazer espiritual, apenas admirando a simplicidade das gentes serranas...
...No final da aldeia para-mos para mais uma merenda, o percurso estava muito próximo do Soajo, mas tinha muita pedra,  para mim foi bastante demolidor, pois não preparei convenientemente este passeio e resolvi ficar para traz muito próximo do Soajo, enquanto a restante comitiva continuou com o percurso previamente estabelecido...Para eles ainda faltavam algumas duras subidas antes da pitoresca aldeia...
O Soajo ,o Mezio são para mim bastante conhecidos, não valia a pena continuar em sofrimento físico e ainda faltavam cerca de vinte quilómetros para os carros...Optei por descer até ao Soajo pela estrada e daí em direcção ao parque de campismo de Entre Ambos Os Rios, como tinha que esperar pela restante comitiva, aproveitei para dar um belo (gelado) banho nas aguas do Rio Lima. Totalizando 70 Km de extensão e 2435 metros de acumulado...O restante pessoal (KEZIA®) "apenas" fez mais dez quilómetros de extensão  e totalizaram 3650 metros de acumulado...Parabéns para eles, que conseguiram cumprir em pleno todo o percurso...Uma vez mais planificado pelo Figueiras...

...Eu, no dia seguinte, voltei para fotografar os locais, apenas porque na véspera não levei máquina !!!...Mas de carro...Desta vez não fiz parte da paisagem como no dia anterior...