terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pausa nas férias...

...Quase sempre durante as férias, em vez de descansar-mos acabamos por nos cansar ainda mais...
Por isso, eu e o Figueiras resolve-mos fazer uma pausa nas férias (cansativas) para andar-mos  um pouco de bicicleta (para descansar)...
...A ideia inicial era ir desde Matosinhos até ao Furadouro (Ovar) e voltar, qualquer coisa como 100 quilómetros, sempre que possível por ciclovias...
...Pela manhã (não usamos relógio nas férias) lá arrancamos em direcção a Leixões e a sua merecidamente premiada, ponte móvel. Estava uma temperatura muito agradável, o cheiro a maresia, o som das ondas ao longe, era o tónico que nos inspirava para o resto da viagem...

Pedalando ainda pela margem norte do Douro, alcançamos um personagem que o Figueiras "baptizou"de EREMITA, o tipo, espanhol tinha iniciado uma viagem contornando a Península Ibérica pela costa (ida e volta), desde Portbou (Mediterrâneo) até ao cabo Higuer (Atlântico), já estava a fazer a viagem de regresso...yá me faltan pocos diaz... dizia ele com um sorriso...Esta não era a primeira grande viagem, e estava planeando uma travessia pela CHINA!!!

...Com este belo exemplo de viver a vida enquanto se é vivo, alcançamos a sempre espectacular zona da foz, a Ribeira e a histórica ponte D.Luis são sempre imagens que fazem parte do meu lema : "DE CARRO VEZ A PAISAGEM... DE BICICLETA FAZES PARTE DELA"...

Após  a passagem para a outra margem, sabia-mos que encontraria-mos 15 quilómetros de dunas protegidas com passadiços em madeira, mas são interditos a bicicletas, por isso por vezes tivemos que partilhar a estrada com os automobilistas,ou até um pouco de BTT ...(por trilhos existentes)

...Entretanto lá se encontrou um passadiço que nos "deixou pedalar" até Espinho, por esta altura estávamos em ESMORIZ, invadindo sem querer, um local frequentado por tipos estranhamente vestidos que pareciam  estar armados com objectos metálicos e que apenas gritavam de forma ameaçadora: " VÃO-SE EMBORA !!! NÃO PODEM ESTAR AQUI !!! "

...Respeita-mos as ordens e seguimos rumo à estrada. Ao passar à Estação da CP de Esmoriz, resolve-mos investigar a possibilidade de voltar-mos de Comboio, convocamos uma assembleia geral, onde foi decidido voltar de comboio, mas apenas quando fossem horas de voltar...
   Podia-mos ficar por ali (na Barrinha de Esmeriz) à espera da hora de voltar...Mas...Decidimos prosseguir rumo ao centro...
...Assim pedalamos até Cortegaça ; Furadouro; Torreira...Alcançando a bela Ria de Aveiro e seus Moliceiros...

...Logo depois...

...Aqui as opções eram: Voltar para traz e apanhar o trem em Estarreja, ou ir em frente a nado...E apanhar o trem em Aveiro...Ou mesmo fazer uma jangada, com o auxilio das minhas câmaras de ar (o Figueiras usa TUBLESS)....E apanhar o trem em Aveiro...

...Mas depressa constata-mos que se podia atravessar a Ria sem ser a nado...Um grupo de escuteiros da zona de Barcelos que estava por ali á espera da "lancha", estava de partida para casa e logo nos informou dos horários quer da lancha, quer do comboio em Aveiro...(quem tem boca vai a Roma)...
      ...A travessia entre S.Jacinto e a Gafanha da Nazaré é de 1 quilómetro, apesar de ser numa lancha, até foi muito suave...(Disseram que o Ferrie-Boat está avariado, o que impossibilita a travessia de automóveis)...

...Chegados à outra margem do Vouga, aproveitamos e fomos até à pitoresca aldeia, de seu nome Costa Nova,com as suas casas pintadas ás riscas coloridas sobre fundo branco, estas casas, outrora eram "palheiros" de apoio à arte Xáveca, actualmente são "palheiros" de apoio ao Turismo...Modernices...

...Daqui fomos em direcção a Aveiro pedalando numa ciclovia paralela ao antigo IP5, actualmente denominada A25...Constatamos que por aquelas paragens anda muita gente de bicicleta (ou não fosse a capital da GUGA), fazem-no de forma natural, não por desporto/recreio como os KEZIA's...O perfil das estradas é favorável, pois existem poucas subidas, e as que existem são curtas...

...AVEIRO...

Foram mais de 120 quilómetros, plenos de descanso, para mim um dos melhores passeios de sempre, talvez pelo improviso. Apenas o dia tinha sido planeado , por isso não causou stress a planear horários de comboios, barcos...Foi tudo na hora, o stress apenas veio nos momentos anteriores aos acontecimentos, tipo:
...Entrada no barco.... Nós nem sabia-mos que iria-mos andar de barco... Se estivesse planeada a travessia de barco era mais uma preocupação antes de chegar ao dito...
...Apenas lamento que acabaram as minhas férias ...

O sol já tinha mergulhado no Atlântico quando chegamos à Invicta, e ainda faltava chegar a Matosinhos...Descansadinhos, eu e o Figueiras...

Agradecimentos: Ao Figueiras que teve a ideia e ainda disponibilizou o transporte...